top of page

Rita Taborda Duarte

  • Twitter Clean

Escritora, crítica literária e professora, nasceu em Lisboa, Portugal.


Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas − Variante Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde concluiu também um mestrado em Teoria da Literatura, com uma dissertação intitulada Crítica e Representação: Da Aporia na Crítica de um Texto Poético. Foi assistente estagiária na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e assistente convidada na Universidade da Beira Interior. Actualmente é professora adjunta convidada na Escola Superior de Comunicação Social.


Tem publicado com regularidade livros destinados a crianças e jovens, que se caracterizam pela ironia, subversão da realidade e uma particular atenção aos jogos de linguagem.

 

 

A Verdadeira Hitória da Alice

 

Vence, em 2003, o Prémio Branquinho da Fonseca3 , atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo semanário Expresso, com o original A Verdadeira História de Alice, obra destinada à infância, que, entrando em diálogo com a Alice do outro lado do Espelho, de Lewis Carroll e o Principezinho, de Saint-Exupéry, se desenvolve em torno da perplexidade da criança, face ao uso da língua.

 

 

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

 

Esta Alice daqui bem que tentou falar a língua difícil dos adultos. Mas aquilo não fazia muito sentido. Pediam-lhe que não se pendurasse nos braços da cadeira. E cadeira tem braços? Diziam-lhe que não riscasse as pernas da mesa da sala. E por acaso as mesas têm lá pernas? Àquela senhora probrezinha, que vivia naquela casa pequenina, ao fim da rua, chamavam Dona Chica, mas a Alice sabia muito bem que a pobre da Chica não era dona de nada. Então por que aquele nome de Dona Chica que lhe davam? A língua dos adultos precisava mesmo ser melhorada…Esta é a verdadeira história da pequena Alice, uma miúda que ainda não era uma pessoa grande, mas já era, isso sim, uma grande pequena pessoa. 

 

 

  • w-flickr
bottom of page